sexta-feira, 6 de fevereiro de 2015

Uma mulher, Um clitóris!

Esta manhã, agradecendo a feliz invenção do ar condicionado nos automóveis e magicando várias ideias para partilhar no Quarto, ouvi na Antena 2, que hoje é o dia em que se assinala a Tolerância Zero para a Mutilação Genital Feminina. Às mulheres que me lêem, possivelmente acontecerá o mesmo do que a mim, ao ouvirmos a frase, encolhemos a zona pélvica, tentamos esconder o clítoris e afastar rapidamente a imagem de uma lâmina a cortá-lo. 
Horror puro, que hoje, aqui, não quero mascarar.



 
Há, pelo menos, segundo a Plataforma de Dados da Saúde, 43 mulheres a residir em Portugal, vítimas desta barbárie, a maioria oriunda da Guiné-Bissau e da Guiné-Conacri. Ora todos sabemos como é isto dos dados e das plataformas, andam sempre aquém da realidade. Quantas serão ao certo, ninguém sabe. O crime é cometido entre portas, na cobardia do lar, pelas familiares mais velhas. Mulheres perpetuando a maldade noutras mulheres.

Sendo eu mulher ocidental, educada numa sociedade tendencialmente democrática e lentamente a caminho da igualdade de géneros, pensar que há neste mesmo planeta que habito, cerca de 30 países onde este crime é praticado, onde a mulher é rebaixada a mero animal domestico, excluído de prazer ou vontade, que poderei eu dizer que não tenha já sido dito?

Não esquecer, falar, condenar civicamente, politicamente, activamente, escrever, gritar, ajudar, olhar à nossa volta, educar os nossos filhos, afilhados, sobrinhos, netos. Defender o ser humano, completo, tal como Deus e/ou a Natureza o ofereceu ao mundo.





31 comentários:

  1. É por estas e por outras que sou tua fã...

    ResponderEliminar
  2. Respostas
    1. Ok, mas deixa o cesto dos legumes à porta, ok? :-P

      Eliminar
    2. Excepto cenouras e pepinos!

      Eliminar
    3. Mas traz a cenoura! :P

      Eliminar
    4. Miss 31 estamos em sintonia...

      Eliminar
    5. (Piada tão básica a minha... passava por gajo facilmente)

      Eliminar
    6. Pronto. Vê-se logo que é sexta-feira e estão todas "acesas"...

      Eliminar
    7. Tão luminosas, que já fornecemos a EDP.

      Eliminar
    8. Vinhaça ao almoço, dá nisto:-P

      Eliminar
    9. Ao que chegou a produtividade neste país... :-P

      Eliminar
    10. É oficial, estou viciado nestes lençóis. (Já tenho a arrastadeira por perto, a garrafinha de plástico com adaptador e quilos de bolachas. Não largarei mais este computador.)

      Eliminar
    11. Eu estou sempre acesa, não é por ser Sexta-feira :P
      p.s. Juro que ainda não bebemos hoje...água, claro! ;)
      Miss 31, semrpe desconfiei que fosse um gajo, agora tenho a confirmação ... nem quero estar por perto quando fores esvaziar a arrastadeira ahahah

      Eliminar
    12. Olha agora também escrevo com erros! Aposto que me pegaste :P
      *sempre
      *fosses

      Eliminar
    13. Há um Toino Abel em mim, claro que há!

      Está difícil para ti também... semrpe é aquela terra perto de Serpa?

      Eliminar
    14. Fosse não é erro, é a forma correcta de me tratares: com formalidade, que a minha posição e idade assim o exigem.

      Eliminar
    15. Ouvi dizer que fica lá perto! :P

      Eliminar
    16. A posição, hein??
      Muito me contas...

      Eliminar
    17. Eu farto-me de beber água. É a melhor maneira de entre os copos evitar a ressaca :-b

      Eliminar
    18. Boa sugestão... tenho de pensar nisso, os patrões já começam a perceber qualquer coisa... :P

      Eliminar
  3. Já se estao a fazer tambem ao patrocinio da Edp.......

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Todos!!! A vida está dificil.

      Eliminar
    2. Quantos mais nos quiserem patrocinar melhor! :D

      Eliminar
    3. Se ao menos ofereceçem convites para o Festival Erotico.... :P

      Eliminar
    4. Sem patrocínio, não podemos fazer ofertas... :P
      A Pilas&Companhia ainda não enviou o cheque...;)

      Eliminar
  4. É horrível imaginar o que passam estas mulheres, nós temos muita sorte e esquecemo-nos muitas vezes disso. E como alguém tem que trabalhar, :))), um beijinho para vocês, minhas alamparadas.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. (Se não estivesse a trabalhar, respondia-te já :D)

      Beijinho, minha Maria linda.

      Eliminar
    2. É que para calão já basto eu.

      Eliminar
    3. Ahahah... eu também. Haja alguém que trabalhe! :P

      Beijinhos grandes

      Eliminar