segunda-feira, 16 de fevereiro de 2015

Uma Espia na Casa do Amor, de Anaïs Nin


Sabina é uma esposa adúltera e uma mulher que traz consigo a luxúria por onde quer que passe. Vive constantemente dividida entre o conforto do lar, o conforto dos braços do seu marido e amigo Alan, onde se sente protegida e em segurança e a necessidade de ser livre, de estar com outras pessoas que a arrebatam da monotonia que é o seu casamento.

"Podia sair do meu eu comum e da minha vida vulgar para assumir seres e vidas múltiplas (...)." p.134

Ao longo de todo o livro, Sabina divide-se em múltiplas personagens que exibe aos homens com quem se envolve. Para o marido, é a mais pura e virtuosa esposa,  uma talentosa atriz que se ausenta com frequência nas diversas e inexistentes viagens provocadas pelo seu inexistente papel em tantas peças.  Para todos os outros homens, ela é uma femme fatale, a mulher que passa na rua e que todos desejam conhecer.


 "Olhou para o céu e viu o rosto de John  (...), os olhos de Mambo dizendo "Tu não me amas" (...) e Philipp (...) desaparecendo em frente do rosto pensativo e desviado de Alan. O céu inteiro era uma manta de olhos e bocas a brilhar sobre ela, o ar estava cheio de vozes, ora gritos roucos vindos do espasmo sensual, ora vozes meigas de gratidão, ora duvidosas e ela teve medo porque a Sabina não existia, não UMA, mas uma imensidade de Sabinas (...)" p. 110

Apesar do seu envolvimento físico com vários homens, Sabina nunca permanece com eles demasiado tempo. A dada altura começa a sentir-se perseguida e vigiada (devido à vida dupla que leva) e o medo de ser descoberta pelo seu marido, o medo que este a veja como ela realmente é e o medo de perder a segurança dos braços dele fazem com que ela regresse rapidamente para casa. A protagonista sente-se culpada e vai expondo os seus receios, os seus demónios ao longo do livro.

"Sou culpada de vários amores, de muitos amores em vez de um só"p. 136

Uma Espia na Casa do Amor é como Sabina se sente sempre que se envolve sexualmente com um homem que não é o seu marido. Ela é-nos descrita como uma mulher insegura e que apenas quer ser amada, mas também como uma mulher que necessita desesperadamente deste equilíbrio na sua vida, pois sem ele não sobrevive. 

"Algum choque frustrou-a e fê-la perder a confiança num amor único. Dividiu-os como medida de segurança. (...) A mobilidade no amor tornou-se uma condição para a sua existência." p.140

Uma Espia na Casa do Amor, de Anaïs Nin, Nova Vega, 2013

Beijinhos literários...
R&A


6 comentários:

  1. Deve ser mesmo uma leitura sensacional.... mesmo que o tema não seja novo, nem recente...
    Mas vale a busca pelas razões que nós buscamos o prazer de forma fácil, sem se envolver.... é mais fácil buscar "fora", que integrar-se e entregar-se à pessoa amada, dando e recebendo!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Gostei muito PDR, é interessante ver como a protagonista se divide em dezenas de personagens consoante o homem que tem à sua frente (por exemplo, com um deles torna-se maternal e carinhosa, aconchegando-o, por ser de amor de mãe que ele precisa) e tudo o que a atormenta (a cada novo homem e a cada nova cama, ela olha pela janela e vê um homem que a persegue, ela pensa que ele vai descobrir os segredos dela e contar ao marido). Por um lado é fácil não haver sentimentos para com a outra pessoa, mas por outro ela é dominada pelos sentimentos dela, pela culpa, pela insegurança, pelo desejo. No fundo ela quer ser amada e quer amar o marido, mas não o consegue, não consegue sentir-se completa quando está com ele, então sai para procurar algo que a complete... mas depois regressa ao conforto...
      Às vezes basta abrirmo-nos um pouco com àquela pessoa que nos dá tanto, mas não é algo que se faça com facilidade :)
      Beijinhos bons

      Eliminar
  2. Fiquei com a curiosidade de ler. Gostei do resumo. Gostei do blogue...Fiquei seguidor

    Deixo cumprimentos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Sonhador, bem-vindo :)
      Obrigada... recomendo!
      Aparece sempre :P
      Beijos

      Eliminar
  3. Já li o livro e adorei descobrir a Sabina ao longo das páginas. Uma mulher com todos os sentidos à flor da pele. :)
    Beijos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É uma mulher que reflecte a insegurança e receio que tantas vezes nos dominam e paralisam, mas também o desejo de amar e ser amada. ;)
      Beijinhos

      Eliminar