sexta-feira, 13 de fevereiro de 2015

Porque amanhã é dia dos Namorados...

... não vou sair de casa... vou ficar enfiada debaixo dos cobertores o dia inteiro, à espera que chegue dia 15.

Vá lá... quem é que inventou o dia dos namorados?? Por que é que não se lembraram do dia dos solteiros, por exemplo? Ou do dia dos amigos coloridos? 

Mas agora a sério... todos nós procuramos a nossa alma gémea  (não digam que não, sabem bem que é verdade, embora dificilmente consigamos admiti-lo), mas sabem por que o fazemos?

Na obra de Platão, O Banquete, é-nos apresentada uma justificação para esta necessidade de procurarmos sempre mais do que aquilo que temos.  De acordo com Aristófanes, no inicio do mundo existiam seres andróginos (filhos da Lua), que reuniam num único ser o masculino (filho do Sol) e o feminino (filho da Terra). Estes seres tinham uma forma circular e, como castigo por terem tentado ocupar o Olímpo, foram castigados pelos deuses que os cortaram ao meio. Cada metade passou a sentir-se incompleta, fraca e dependente da necessidade de encontrar a outra metade. Desde então, o amor mútuo passou a ser inato à espécie humana, que, segundo Aristófanes, procura reconstruir sua unidade a partir da metade perdida[1].  Desta forma, o ser humano está condenado a sofrer de solidão, até encontrar a metade que o complete, ou seja, a sua alma gémea. Só a fusão de duas almas pode tornar o ser humano pleno. Ainda hoje, os seres humanos passam grande parte da sua vida à espera de encontrar a sua alma gémea, a outra metade que os completa e realiza.
[1] Ana Lúcia Nogueira Braz “Origem e significado do amor na mitologia greco-romana”, p.7


E pronto... Bom Dia dos Namorados para todos ;)

Beijos românticos
R&A




8 comentários:

  1. Bela aula de Mitologia...
    Eu não a conhecia....
    Delícia de leitura....!!!!
    Pena que a admiração não seja recíproca!!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada PDR :)
      Eu sei... tens razão... estou a dever umas visitas... vou já tratar disso :P
      Beijos doces :)

      Eliminar
  2. Hoje é um dia igual aos outros, o resto é psicologico ;)

    Beijos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Totalmente verdade ;)
      A parte psicológica é que nos lixa, isso e a constante publicidade repleta de corações :P

      Beijos para ti :)

      Eliminar
  3. Hoje também passei o dia enfiada em casa e mesmo que tivesse namorado não ia dar assim tanta importância. O dia dos namorados é só mais um grande negócio que anda por aí.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É verdade Su :)

      É como o Shiver disse, é apenas um dia como os outros... só que o comércio utiliza este dia para vender à grande e à francesa... e com toda a propaganda que é dirigida aos casais, fazem os solteiros sentir-se mal... O dia dos namorados foi feito para obrigar os casais a comprar coisas que "supostamente" vão fazer a outra pessoa feliz. O que faz as pessoas felizes é o amor e o carinho, não um ramo de flores que vão murchar daí a dois dias... ;)
      Bem-vinda ao quarto :)
      Beijinhos

      Eliminar
  4. Nos simplesmente tomamos uma dor que n e nossa como se costuma dizer lol esta tradicao nao e nossa nao pertence ao nosso pais nao me parece necessario especificar um dia quando na realidade o dia dos namorados sera todos os dias quando temos um ,por varios motivos, logo e um dia mesmo como outro qq.

    Beijoux

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois é GwT ... Apropriámo-nos, por assim dizer, do Haloween, do Valentine's Day e qualquer dia comemoramos também o 4 de Julho ou o St. Patrick's Day...
      Quando temos namorado não precisamos de um dia específico pois celebramo-lo com a outra pessoa todos os dias ;)

      Beijinhos grandes para ti :)

      Eliminar