quinta-feira, 5 de fevereiro de 2015

Literatura infantil

Era uma vez, num país distante, um Manel que tinha um carvalho e uma Maria que tinha uma cova. Manel queria a cova de Maria e Maria, mais recatada, dizia que talvez também quisesse o carvalho do Manel. O tempo foi passando, ambos se cobiçavam, entre encostos e sussurros, sempre que podiam. Um dia, Manuel apanhou Maria sozinha e, sem meias palavras,  disse-lhe que o carvalho dele se queria enterrar, a sua cova reflorestar. A principio Maria ficou sem jeito, riu-se, chamou-o tolo, mas quanto mais Manel se chegava, o carvalho a querer rebentar, mais a cova de Maria se alagava e parecia gostar. E, num turbilhão de sensações, passou Maria a gemer baixinho, que lho enterrasse todo, com jeitinho, que na cova era o primeiro. Que cova tão linda, repetia Manel, enquanto Maria, de olhos arregalados, apreciava a frondosa árvore, que à sua frente se erguia. Posso tocar-lhe? ela se atreveu. É teu, o meu carvalho, Manel respondeu. Tocou, abraçou, beijou, e a árvore cada vez maior, os veios mais salientes, onde a seiva parecia queimar. É melhor enterrá-lo agora, ou não me aguento e vai murchar. A súplica de Manel, de mãos no tronco viçoso, abriu um pouco mais a pequena cova de Maria, alagada em tamanhas necessidades, ansiando o que viria. E assim se deu o enterramento, carvalho ao alto, a cova tapada, Manel a uivar, Maria calada. 


42 comentários:

  1. Bem... esse país deve ser bem distante... Já que os carvalhos da nossa terrinha estão em vias de extinção, pelo menos aqueles que querem a cova da Maria...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Das melhores madeiras, o carvalho, Lírio ;)
      E quanto mais se enterrar, mas frondoso deve ficar. E uma cova reflorestada é uma mulher abençoada.

      (Estou tão popularucha hoje. Deve ser dos três pares de collants e da camisola termoteb...)

      Eliminar
    2. Mas eu nunca duvidei das qualidades do carvalho nacional, só reclamo das covas escolhidas.
      Três collants?? Isso é por causa do frio ou queres encher as calças?

      Eliminar
    3. Ahhh!!! Pois eu adoro jardinar! E covas assim húmidas, fazem crecser árvores bem frondosas e entumecidas, com seiva a brotar por todos os poros. Abençoadas Marias que assim cuidam de seus jardins!

      Um beijo

      Eliminar
    4. Lírio, está um frio do carvalho, por estas bandas. É só isso :D

      Pedro M, palavras sábias as tuas, Marias abençoadas que ajudam a cuidar da camada de ozono. Beijo

      Eliminar
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  3. Isto sim é arte! Popular ou não, mas com muita qualidade! :-P
    E já dizia a música: "Uma árvore é um amigo, que devemos bem tratar..."

    Beijos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Cantei essa canção, Assim! E muito obrigada pelo apoio. Quando a editora chegar com a mal de notas, não me esquecerei de quem me apoiou ;)

      Eliminar
  4. Que bela jardinagem anda a menina a praticar... :P
    No meu tempo não havia histórias destas ;)

    Beijinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não havia? Havia, havia, então a menina, jovem arbusto em ascensão, julga que foi germinada de que forma? :D

      Eliminar
    2. Eu não fui germinada...não sou flor que se cheire :P

      Eliminar
    3. AHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAAH! (ACHO QUE ME VOLTEI A MIJAR)

      Eliminar
    4. E a Lírio que não te dá as amostras grátis...

      Eliminar
  5. Então mas a Maria ficou calada porquê?

    ResponderEliminar
  6. Tenho de confessar...assim que comecei a ler a primeira linha a música da Abelha Maia começou a tocar na minha cabeça...desculpa Miss 31, não sou digna da superioridade da tua narrativa...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Posso refazer tudo e incluir uma abelha a ser enterrada por um carvalho. Que tal?

      Eliminar
    2. Podes incluir um Calimero?

      Eliminar
  7. Boa pergunta...não sei bem, mas tem de ter aquela pontinh..CASQUINHA, desculpa, casquinha dura na ponta...

    ResponderEliminar
  8. Mau ...
    http://en.wikipedia.org/wiki/Calimero

    ResponderEliminar
  9. E a Abelha Maia não é preta e amarela???

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É?! (devo estar a confundir as histórias, só pode).

      Eliminar
  10. Mas que infância tiveste tu, para não saberes estas coisas???

    ResponderEliminar
  11. Nada, nada... mas se soubesse que havia um pitinho preto (como eu), teria sido mais feliz.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. "e o pitinho piu, e o pitinho piu, e o pitinho piu
      lá em casa tinha uma vaca, e a vaca muuu e a vaca muuu, e a vaca muuu..."

      Eliminar
    2. Marijuana... ouvi dizer que germina de um sítio qualquer...deve ser mais saudável...

      Eliminar
  12. Pitinho preto?? Uma jovem de tez ebúrnea como tu??

    ResponderEliminar
  13. Vocês andam a fumar e a tomar coisas engraçadas lol
    Beijos

    ResponderEliminar
  14. Sim sim, a dra é gin já sei ;-)

    ResponderEliminar
  15. Eu e a rainha de Inglaterra... :-)

    ResponderEliminar
  16. Aquela família só a álcool... ;-)

    ResponderEliminar
  17. Aquela família só a álcool... ;-)

    ResponderEliminar
  18. Mais uns aninhos e é mesmo a formol... :-)

    ResponderEliminar